segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Tecnologia ABB cativa empresas do segmento eólico



A ABB, especializada em tecnologias de energia e automação, está a orientar os seus negócios para o segmento da energia eólica, mercado considerado «extremamente valioso e promissor», segundo fonte da empresa.


A Empresa de Electricidade e Gás (EEG) , detida pela EDA, adjudicou recentemente à ABB a obra do parque eólico da Serra do Cume, localizado na Ilha Terceira, Açores. O âmbito do fornecimento inclui projecto, fabrico, instalação, comissionamento e colocação em serviço de equipamento e instalações eléctricas, com vista à construção de um posto de seccionamento, composto por um quadro de média tensão de 30kV, e instalações auxiliares de execução. A rede de cabos em vala será composta por cabos de média tensão a 30kV, rede de comunicações em fibra óptica e rede de terras. Das instalações eólicas da EEG localizadas em sete ilhas do arquipélago, a maioria conta com infra-estruturas eléctricas de fornecimento ABB.

A empresa também vai trabalhar para a Suzlon Wind Energy Portugal, fabricante espanhola de aerogeradores «em franca implementação no mercado europeu e mundial», sublinha a ABB em declarações ao AmbienteOnline. O projecto consiste no fornecimento do sistema PIT (Power-in-Tower) em diversos parques eólicos. Este sistema, no qual a ABB será pioneira a nível mundial como fornecedora da Suzlon, será composto por transformadores do tipo seco de 2500kVA, de fabrico especial SLIM, e quadros de média tensão isolados a SF6 do tipo SafePlus. «É um dos nossos maiores projectos na área eólica e abre portas a relações comerciais além fronteiras, dado que alguns dos parques eólicos serão instalados em Espanha», acrescenta a mesma fonte.
2007-10-15

Sem comentários: