quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Amb3E lança Ponto Electrão

A Amb3E lançou hoje o Ponto Electrão, um contentor onde se podem depositar os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) para reciclagem. Esta rede de recolha de REEE está disponível, numa primeira fase, nos principais centros comerciais Sonae Sierra, numa iniciativa inédita na Europa.

Os módulos, seis no total em cada centro comercial, foram colocados nos parques de estacionamento do CascaisShopping, Centro Colombo, GaiaShopping, NorteShopping e Vasco da Gama, e têm capacidade, cada um, para cerca de 500 quilogramas de pequenos electrodomésticos, até a um diâmetro de 55 centímetros. Esta é a fase piloto, prevendo-se o alargamento da rede de recolha, em moldes a definir após análise dos resultados obtidos nesta primeira fase.

O objectivo deste novo equipamento colocado nos centros de consumo é, segundo Vítor de Sousa Uva, director de comunicação da Amb3E, ao AmbienteOnline «permitir que o consumidor exerça o seu direito de entregar o seu electrodoméstico velho, quando compra um novo, de modo a que deixe de colocar esses resíduos no lixo comum. Estamos convictos que vai facilitar a vida ao consumidor, ao promover a proximidade».

A recolha dos REEE ficará a cargo de um operador logístico, que os direccionará para os Centros de Recepção e Unidades de Tratamento e Valorização, onde é feita a triagem, a separação de materiais (plásticos, vidro, metal, cobre) e a preparação para reciclagem. Para Vitor de Sousa Uva, a iniciativa «irá tão longe quanto o consumidor aderir à rede. Contamos com a adesão do público».

A Amb3E está, igualmente, a desenvolver a campanha de sensibilização directa «Electro-tocados», que já tocou à porta, até agora, de cerca de 100 mil lares. Até ao fim de 2008, a entidade espera sensibilizar 500 mil famílias, cerca de um milhão e meio de pessoas. Este ano já foram recolhidas e recepcionadas cerca de 20 mil toneladas de REEE, nos mais de 100 centros disponíveis. O objectivo é chegar aos 250 centros de recepção e valorização.

18-12-2007
Sofia Vasconcelos

Sem comentários: